top of page
Buscar

Sábado também é dia.

  • Foto do escritor: Stefanie Laufer Terdiman
    Stefanie Laufer Terdiman
  • 4 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Iniciamos o dia com uma palestra do Chief Operating Officer na IBM local, Ziaad Suleman. Não podia ser mais interessante - 60% da renda da região MEA (Middle East and Africa) é proveniente da África do Sul, isso me fez questionar se estamos realizando o projeto no país certo, afinal minha percepção da cidade é que ela é extremamente desenvolvida, inclusive o prédio da IBM é muito mais bonito do que a IBM de Nova Iorque. Será que não deveríamos ir para cidades menos abastadas?

Ouvindo um pouco mais sobre a mensagem dele, comecei a entender de fato por que a IBM está realizando esse tipo de projeto. Há uma finalidade de filantropia para auxiliá-los a crescer e se estruturar com orientação e metodologias que nós como empresa temos. Mas há também a intenção de criar abertura para a IBM local iniciar um relacionamento com a prefeitura dessa província na qual estaremos atuando. Ou seja, estamos amadurecendo a discussão para que eles façam os investimentos necessários e para que a IBM consiga se relacionar diretamente na necessidade deles. É um trabalho com a possibilidade de gerar negócios para ambos os lados.

Realizaremos um projeto para instigar a prefeitura a crescer e solidificar seus processos, deixá-los mais transparentes. Ao realizar os investimentos corretos e ter maior entendimento dos problemas que eles enfrentam, nós auxiliamos a prefeitura a ter essa visão de negócio que muitas vezes é escassa em organizações governamentais. Seja por políticos não terem o histórico de trabalhar em uma empresa, administrando algo, ou por falta de conhecimento mesmo.

Comecei a entender mais o nosso propósito, pois apesar de ter uma visão comercial, o programa não exige que façamos nenhuma sugestão de produto ao cliente. A ideia é realmente instigá-los a querer ter mais estrutura e mais sistemas. Nossa missão é alavancar possíveis clientes que hoje estão marginalizados por não terem ideia do que realmente podem conseguir com sistemas inteligentes.

Preciso comentar também que mesmo em um sábado, o COO fez questão de conversar conosco e explicar sua visão e o que ele espera de nós. Além disso, me impressionou que ele trouxe suas duas filhas na reunião. Uma ficou fazendo lição de casa e a outra ficou na sala conosco, ouvindo. Achei essa atitude muito especial, pois mostra que ele também valoriza as relações familiares e que não deixa de ser um profissional forte por ter dedicação às filhas. Achei uma demonstração da cultura local muito inspiradora. Além disso mostra como lideres realmente ensinam, através da vivência. Não sei o que as filhas dele querem fazer, mas com certeza estão sendo muito bem preparadas.

Saímos dessa reunião entendendo a estratégia da IBM na região, entendendo mais da cultura local, e confesso que fiquei ainda mais motivada e impressionada.


 
 
 

Comentários


COMO ACONTECEU?

#1 

Esse é um programa que eu admiro e tenho interesse desde o meu primeiro dia na IBM

 

#2

Participei do processo seletivo que levou mais de 6 meses e aguardei ansiosamente a resposta.

 

#3

Fui selecionada entre diversos candidatos. #Agoravai!

Realizando um sonho. Stefanie Laufer Terdiman.

bottom of page